Fale com o Wear Bloom
destaqueverao

Como conseguir um bronzeado mais rápido, bonito e saudável

O verão chegou e 9 entre 10 pessoas querem voltar das férias com aquele bronzeado, mas muitos, como eu, têm dificuldade de consegui-lo, uns ficam vermelhos, outros não conseguem prolongar a duração do dourado e acabam apelando para o bronzeamento artificial.
Todos sabemos que exposição exagerada ao sol é muito prejudicial à nossa saúde, causando envelhecimento precoce, queimaduras, urticárias e em casos extremos câncer de pele, por isso ele deve ser aproveitado de maneira consciente e nos horários corretos (antes das 10h e depois das 16h) sem esquecer do protetor solar.
Dessa maneira, o sol pode ser benéfico, estimulando a produção de vitamina D, fazendo bem aos ossos, ao sistema imunológico, regulando a pressão arterial, além de ter ação antidepressiva.
Para garantir um bronzeado saudável, dourado, bonito e prolongado, separei dicas valiosas para vocês:

Esfoliação:

Trata-se de um procedimento simples, mas muito importante para a saúde da pele. Além de renovar as células da pele, clarear manchas e estimular a circulação, ela deixa o bronzeado mais uniforme e prolongado. Esta prática ajuda a afinar a pele para uma melhor absorção de cremes e óleos hidratantes, evitando o ressecamento.
Parece estranho no começo, mas esse tratamento não perde o dourado da pele, pelo contrário, deixa a cor ainda mais natural e pronta para um novo sol.

Dica: A esfoliação deve ser realizada três dias antes de se bronzear! Receita esfoliação caseira:

Opção 1: (ROSTO) 1 colher de açúcar cristal (ou fubá) + 1 colher de mel.

Opção 2: (CORPO) 5 colheres (sopa) de açúcar + 5 colheres (sopa) de óleo de amêndoas.

Opção 3: (CORPO) 2 colheres (sopa) de aveia em flocos + 2 colheres de mel.

 

Alimentação:

A nutrição é fundamental para preparar a pele para o sol, existem alguns alimentos que ajudam a potencializar e prolongar o bronzeado:

  • Os alimentos ricos em betacarotenos estimulam a produção de melanina, uma substância que ajuda a potenciar o bronzeado. As principais fontes de betacaroteno são alimentos de cor avermelhada e alaranjada tais como: cenoura, pimentão, abóbora, tomate, melão, beterraba, mamão papaia e manga.
  • Os alimentos com vitamina C, axiliam no bronzeamento e também ajudam a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele,  estes são: acerola, limão, kiwi, laranja.
  • Alimentos ricos em licopeno, que possui atividade antioxidante que contribui para a proteção da pele, como: tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga.
  • E alimentos com ômega 3, que auxiliam na absorção do betacaroteno, tais como: semente de linhaça, quinua e nozes.
Dica: Receitas de Sucos bronzeadores!
Opção 1:  ½ limão + ½ cenoura + ¼ de beterraba + 1 copo de água de coco.
Opção 2:  150 ml de leite desnatado +1 pote de iogurte desnatado + 1 castanha-do-pará (ou nozes) + 1 maçã verde + 1/2 goiaba vermelha + 1/2 cenoura + 1/3 de beterraba.
Opção 3: 1/2 cenoura + 2 caixinhas de água de coco gelada + 2 lascas finas de gengibre + polpa de 1 maracujá.
Opção 4: 1 copo pequeno de suco de laranja + 1/2 mamão + 1cenoura média.
(Gosto mais da opção 4!)
Suplementação:

Suplementos ricos em anti-oxidantes ajudam a bronzear-se mais rápido com menos exposição solar. Como o bronzeado protege a pele dos raios nocivos do sol, os suplementos ajudam a pele a proteger-se mais rapidamente. O bronzeado que se consegue é mais rápido e muito mais duradouro além de ajudar a combater os radicais-livres  que causam envelhecimento.

Dica: No mercado, há opções interessantes de nutricosméticos que cumprem bem esse papel de acelerar e prolongar o bronzeado. A Nutricé, por exemplo, tem cápsula Sun Rescue, com licopeno de tomate, betacaroteno e vitamina E. A L’Oréal também já lançou seu Innéov Solar, com Skin Probiotic, um ativo natural que promete ajudar a pele a se regenerar das agressões sofridas pela exposição ao sol, ajudando a manter o bronzeado.

 

Proteção:

O uso do protetor solar é indispensável como já sabemos,  além de proteger a saúde da nossa pele, o índice de proteção elevado não impede o bronzeamento! Protege a pele dos raios solares nocivos que matam as células e envelhecem a pele, mas permite um bronzeado gradual. Desta forma o bronzeado será desenvolvido pouco a pouco mas será mais duradouro.

Dica:  Aplique o protetor solar 30 minutos antes de sair de casa e antes de vestir o biquíni ou sunga!

 

Hidratação:

Os cuidados pós-sol são tão importantes quanto o uso do protetor solar, a exposição ao sol causa uma perda excessiva de líquidos, causando a desidratação do nosso corpo e o ressecamento da nossa pele. Por isso a ingestão constante de líquidos (água, água de coco e sucos) é indispensável nessa época do ano e o uso de gel Pós-sol, cremes hidratantes e Água Termal, hidratam, tem ação calmante e refrescante após a exposição ao sol, impedindo bolhas, descamação e o desbotamento do dourado!

Dica: Pós-sol: Os Pós-sol são produtos com aloe vera e azuleno, que têm propriedades antiinflamatórias e diminuem a sensação de ardência, além de refrescar e hidratar.

Água Termal: A Água Termal é um produto fácil de usar, que limpa, hidrata e acalma a pele. É um tipo particular de água subterrânea, enriquecida pelos minerais e oligoelementos (cálcio, magnésio, zinco e ferro) contidos nas rochas, no solo.  Ela tem propriedades calmantes e hidratantes, rica em dióxido de silício, estimula a elasticidade, vitaminas A, C e E ajudam a regenerar a pele; o zinco tem efeito anti-inflamatório, bicarbonato amacia a pele e o selênio é antioxidante e pode ser aplicada várias vezes ao dia em todos os tipos de pele e todas as partes do corpo (rosto, colo, braços…). Para o verão, a água termal em spray é indispensável!

Água de coco: Beba água de coco! Ela contém diversos nutrientes que fazem bem ao nosso organismo e ajudam a hidratar nossa pele, alem de ser uma delícia.

Vale também apostar nos bronzeadores! Ano passado fiz um post com vários produtos para o verão e o preço médio de cada um deles, confira aqui!

Espero que as dicas sejam úteis, feliz verão para todos! 8)

 

Comentários

comentários

 
Deixar um comentario

Comentrios (5)

  1. suellen sábado - 16 / 03 / 2013
    oleo e sal misturado na agua se passar na pele ajuda a bronzear ou faz mau
    • Carol Cruz segunda-feira - 18 / 03 / 2013
      Ei Suellen, tudo joia? Nunca ouvi falar nessa tecnica não, então não posso te afirmar, mas sei que o sal ajuda sim a bronzear mais rápido, só pensar na água do mar que nos deixa bronzear rapidinho.
  2. eloyza terça-feira - 24 / 09 / 2013
    achooo que faz um bronzeamnto mais rapido
  3. sabrina domingo - 20 / 10 / 2013
    amei as dicas
  4. Cléu Becker terça-feira - 07 / 01 / 2014
    Nossa isso funciona e muito ano passado fiz e gostei do resultado... Bora lá fazer tudo de novo... heheheh

Deixar um comentario

Voc precisa estar logado para deixar um comentario.

Quem escreve

Carol Cruz

Carol Cruz

20 anos, estudante de Arquitetura, amante da moda e aspirante a maquiadora. Viciada em séries, esmaltes, Marilyn Monroe e healthy lifestyle.

carol@wearbloom.com